Total de visualizações de página

segunda-feira, 9 de maio de 2011

PARA ENCONTRAR A PESSOA CERTA é PRECISO SER A PESSOA CERTA

Vivemos em uma sociedade que cada vez mais despreza todas as formas de compromisso e de seriedade relacional. Diante disso, experiências de supostas aventuras momentâneas acabam, na maioria das vezes, prevalecendo diante do desejo de se viver um comprometimento sério no namoro.

De fato, em meio às frágeis concepções relacionais existentes em nosso tempo, torna-se cada vez mais difícil encontrar “a pessoa certa” para se viver um sadio relacionamento afetivo. Além do que, neste processo de encontrar a pessoa certa muita paciência e sabedoria são necessárias.

Aqui se aplica concretamente a antiga máxima: “Antes só do que mal acompanhado”, pois, em tais circunstâncias uma escolha errada pode acarretar terríveis e desagradáveis consequências: afetivas, emocionais e existenciais.

Para se encontrar a pessoa certa é preciso antes ser a pessoa certa, ou seja, é necessário estar preparado para tal encontro, para, assim, poder oferecer o melhor de si ao outro.

O namoro é uma realidade para a qual é preciso preparar-se, e preparar-se bem: através oração e vivência dos sacramentos, buscando a própria cura interior, procurando moldar as fragilidades do temperamento, entre outros. Enfim, para ser a pessoa certa para o outro se faz necessário estar bem consigo, com os próximos e, principalmente, com Deus.

E só está realmente bem aquele que não centrou seu coração em si mesmo, mas n’Aquele que lhe é infinitamente superior, dando a Este a total prioridade em tudo o que se é e se faz. O encontro com um “outro” não pode ser a única e cega meta da vida, mas ao contrário, deve ser a simples consequência do encontro com o “Outro”, que confere o verdadeiro lugar para todo e qualquer afeto humano.

Quem ainda não colocou o Sagrado no centro de sua existência não está pronto para viver um relacionamento sadio, pois correrá o sério risco de divinizar o outro, dando a este um lugar devido somente a Deus e, consequentemente, exigindo dele o que somente o Senhor pode lhe oferecer, tornando, dessa forma, a relação pesada e sufocante.

Existem lacunas em nós que somente o amor de nosso Autor poderá preencher, e apenas a partir de um profundo encontro com Ele nossos relacionamentos poderão tornar-se maduros e realmente bem sucedidos.

O amor só pode ser vivenciado com vida e equilíbrio, onde o “Amor” verdadeiramente saciou as fragilidades e vazios do coração.

Vivendo a partir de tais princípios e cuidando sempre e bem do coração, nós nos tornaremos capazes de inaugurar as devidas vias que precederão a tão desejada interação, a ser realizada pelo namoro, e poderemos assim saborear seu posterior êxito e plenitude.

Um comentário:

  1. Nossa!! Tapa na cara hein... rsrs
    Certo, certissimo.. As vezes nossa insaciavel busca nos impede de ver o que realmente importa. A carencia e a necessidade de se "ter" alguem, de não estar so, nos joga nesse mar de angustias, solidão e de entrega imediata ao 1° que olhar, ao 1º que demonstrar um pequeno afeto... Na maioria das vezes se espera a pessoa que seja assim, que aja daquele jeito, que seja fiel e bla bla bla.. Mas antes de "exigirmos a pessoa certa", devemos nos TORNAR A PESSOA CERTA... O Amor pelo que se diz por ai acontece.É um encontro em meio aos desencontros... Aquele que gosta de fazer surpresa, que não gosta de ser anunciado!!
    Que vivamos primeiramente o AMOR Agape, o amor verdadeiro de Deus. Ele nos valoriza, ele nos enobrece, ele nos fortalece. Nos prepara para sermos a Pessoa Certa, O Jose e Maria de um outro alguem!!!
    To seguindo ;)
    bjossss

    ResponderExcluir