Total de visualizações de página

sexta-feira, 8 de julho de 2011

A felicidade é um trabalho interior


  • Gostaria de começar com uma hipótese que você vai querer examinar com cuidado. Pode ser que você discorde. De qualquer modo, estou considerando neste post que a condição natural do ser humano é ser feliz. Tenho certeza de que todos nós fomos criados por Deus para sermos felizes. Todos nós sentimos um desejo persistente de sermos felizes. Portanto, infelizmente fomos frustrados nesse desejo algumas vezes. Nossos sonhos de felicidade não se realizaram.
    Como eu, você deve procurar a felicidade com o desejo de encontrá-la, pois às vezes encontramos com o desejo de procurá-la ainda mais.Parece até engraçado, mas a felicidade é, e sempre foi, um trabalho interior. Você deve se lembrar das ocasiões em que criou expectativas apenas para vê-las dar em nada, por exemplo: Quando criança sonhamos com uma bicicleta nos esperando na árvore de Natal e imaginamos que a vida seria para sempre maravilhosa depois disso. Até que numa manhã de Natal, lá estava a bicicleta, nova e reluzente ao lado da árvore.
    Ficamos alegres. Mas com o passar dos meses, a pintura começou a ranger. O sonho acabou morrendo, lentamente, quase sem dor. Mas, então, já tínhamos começado a sonhar outros sonhos. Um a um, todos pareciam ter a duração de um meteoro e depois morriam. Nossa esperança de encontrar uma felicidade duradoura acabou se perdendo ao longo do caminho. No entanto, é lógico que as expectativas também têm muito a ver com nossa felicidade. Esta é uma das lições de vida mais difíceis de aprender. Na medida em que esperamos que nossa felicidade venha de coisas externas ou de outras pessoas, nossos sonhos estarão em risco.
    Realmente não podemos ir ao encontro da felicidade se não nos encontrarmos primeiro com nós mesmos, para nos esvaziar-nos do que nos impede encontrar a felicidade. Quando descobrimos a combinação correta, tudo está resolvido. Mas a frustração estará sempre presente enquanto colocarmos nossa felicidade nas coisas externas e nas mãos de outras pessoas.
    Por conseguinte, muitos de nós somos românticos incuráveis. E, o que é uma pena, pois continuamos sonhando nossos sonhos irreais, mitificamos a realidade com expectativas coloridas construímos castelos no ar. É como se a vida e a felicidade fossem o segredo de um cofre.Há sempre desilusão quando esperamos que nossa felicidade venha de alguém ou de alguma coisa. Essas expectativas são como um piquenique que termina em chuva. No inicio do dia, as expectativas nos parecem deslumbrantes, mas são logo engolidas pela escuridão e decepção da noite.
    Nosso erro começa quando esperamos que outras pessoas e coisas externas assumam a responsabilidade por nossa felicidade. Certa vez, estava lendo um jornal e vi uma charge em que uma mulher enorme, ao lado de um homem minúsculo e magro, exigia “Faça-me feliz”! Era uma pintura, feita para provocar o riso. Era uma distorção da realidade, e por isso, engraçada. Na verdade, ninguém pode nos fazer feliz ou infelizes.
    Mesmo com toda essa desilusão que experimentamos buscamos coisas fora de nós, nunca olhamos para dentro na tentativa de encontrar o que estamos buscando. Talvez Dag Hammarskjöld esteja certo quando diz que somos muito capazes de explorar o espaço exterior, mas muito incapazes de explorar o espaço interior.Talvez fomos levados para o caminho errado pela onda de propaganda que nos rodeia.Alguns nos garantem que seremos felizes se usarmos este ou aquele produto. Essas mensagens publicitárias querem fazer-nos acreditar que a felicidade é simplesmente a multiplicação de produtos.
    Será que o problema é queremos “dar um passo maior que as pernas” em matéria de felicidade? Na vida há alguns becos sem saídas que parecem atraentes mas não levam a lugar algum. Há montanhas para se escalar, pois os caminhos para a felicidade são praticas de vida, não são coisas simples que possam ser feitas de uma só vez e para sempre.Não é como colocar moedas numa máquina da felicidade e ganhar , de repente, o prêmio máximo!
    A vida é um processo gradual de crescimento, só podemos praticar nossos exercícios pouco a pouco. O caminho da felicidade é uma ponte que se atravessa devagar, não uma curva fechada que se faz de uma só vez.Quanto mais buscamos nossa felicidade dentro de nós mesmos e não nas coisas e pessoas, mais iremos experimentar um sentido de direção e significado em nossas vidas. É bom lembrarmos que não é uma questão de “tudo ou nada” mas sim de “cada vez mais”. E lembre-se também, a verdadeira fórmula da felicidade é está: F=Ti

Nenhum comentário:

Postar um comentário