Total de visualizações de página

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Se arrependimento matasse…



  • Muitas pessoas carregam o pesado fardo do remorso, da autocondenação, da raiva ou mágoa de si mesmos, da vergonha por erros cometidos, por fracassos ou quedas acontecidas. Esses sentimentos de autodesamor geram um clima psicológico e emocional muito ruim e prejudicial para a própria pessoa, bem como dificuldades a todo bom relacionamento, como também criam problemas à saúde física.
    Uma forma simples, mas poderosa e eficaz de curar todos esses sentimentos de auto-desamor é a prática do auto-perdão. O perdão dado a si mesmo, perdão generoso, misericordioso e repetido muitas vezes, é capaz de curar profunda e complemente todos os sentimentos de auto-desamor.
    É preciso compreender que perdoar-se não é apenas justificar-se, racionalizar os erros cometi-dos, pôr panos quentes, ou isentar-se de culpa. Perdoar-se é reconhecer o erro, reconhecer que agiu de forma equivocada e negativa, que causou prejuízos a si ou a outras pessoas e, por ter errado, tomar a decisão consciente de absolver-se, de perdoar-se dos erros cometidos.
    A cura pelo autoperdão
    Como concretizar essa terapia do autoperdão? – Você procura um lugar silencioso, como: seu quarto, a sala da casa, o escritório ou uma igreja. Concentra-se. Ora por uns instantes e pede a Jesus a força interior de poder perdoar-se profundamente. Em seguida, fala consigo mesmo, diz seu próprio nome e perdoa-se detalhadamente de tudo quanto seu coração o acusa. Perdoa-se, absolve-se dos erros cometidos e de suas conseqüências. Por exemplo: “Eu, Joacir, me perdôo de todo coração por ter ofendido tão gravemente minha esposa, na discussão que tivemos. Eu me perdôo de todo coração. Eu me perdôo por tê-la agredido com palavras tão duras. Perdôo-me por tê-la entristecido tanto, e tê-la feito chorar tanto. Eu me perdôo por ter criado aquele clima tão triste e penoso dentro do lar. Eu errei muito, mas eu me perdôo de todo coração”.
    Dessa forma, você vai se absolvendo de tudo aquilo que está sendo causa de seus sentimentos de auto-desamor. Você pode percorrer toda sua vida e perdoar-se dos possíveis erros cometidos contra seus pais e irmãos, contra o cônjuge e filhos, contra sua própria pessoa, ou contra outros.
    É importantíssimo repetir essa terapia mais vezes. Uma ou duas vezes ao dia, até sentir-se pro-fundamente perdoado, curado e liberto de todo autodesamor. O segredo da cura está na “repetição” do auto-perdão.
    Curar-se de todos os sentimentos de auto-desamor é uma bênção para sua própria vida.
    Pe. Alírio, scj
  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário